17 de setembro

GDF - Administrações Regionais
17/05/19 às 14h48 - Atualizado em 17/05/19 às 14h54

ADMINISTRAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO REÚNE REPRESENTANTES DO GDF PARA PREPARAR WORKSHOP DE REGULARIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

Com o objetivo de esclarecer e apresentar a dinâmica do 2º Workshop de Regularização e 1° de Urbanização do Jardim Botânico, a Administração Regional do Jardim Botânico e o Movimento Comunitário, reuniram os representantes dos órgãos do GDF que farão parte desse projeto, que será realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Jardim Botânico. Durante dois dias, a comunidade terá a oportunidade de debater com alguns órgãos do Governo os entraves que têm enfrentado no processo de regularização e urbanização da região. “A reunião prévia de apresentação do Workshop foi um sucesso. Tenho certeza que todos os órgãos estarão preparados para atender a população durante esses dois dias de trabalho e atendimentos”, ressaltou o Administrador João Carlos Lóssio.

 

A expectativa, segundo Lóssio, é que o Workshop sirva de modelo para todo o Distrito Federal. “A comunidade do Jardim Botânico é muito unida. Trabalhamos junto ao Movimento Comunitário (do Jardim Botânico) para elaborar uma dinâmica em que as pessoas possam, de fato, participar e tirar suas dúvidas junto aos técnicos”. O Administrador lembrou que ao final do Workshop será preparada uma cartilha com todas as informações coletadas que servirão para orientar toda a comunidade do Jardim Botânico e também para outras Regiões Administrativas. “Agradecemos aos presentes. Saímos com a certeza que nosso Workshop será um sucesso”, afirmou Lóssio.

 

“A proposta é unir a comunidade e governo, para juntos regularizarmos nossa cidade e pensarmos uma alternativa de urbanização que seja boa para todos”, ressaltou a presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques. “Nossa comunidade se estruturou e se organizou para isso. O Workshop é mais um de vários projetos que faremos juntos para transformar o Jardim Botânico’, explicou Rose.

 

Workshop: ferramenta que ligará a comunidade e os órgão do Governo

 

Para o Subsecretário de Parcelamentos e Regularização Fundiária, Marcelo Vaz, a iniciativa é muito importante para que os órgãos do Governo consigam esclarecer dúvidas e inclusive colocar certas dificuldades que são encontradas tanto pelo poder público, como também pelos particulares nas questões que envolvem a regularização fundiária. A organização do projeto chamou a atenção do representante da Secretaria de Cidades, Jailton Lacerda. “Estou impressionado com a organização do Workshop. A expectativa é criar um movimento a partir daqui, que futuramente também seja aderido em todo o Distrito Federal. Um movimento da comunidade civil em busca da sua regularização”, comentou Jailton.

 

Com o envolvimento da comunidade, de acordo com o Superintendente de Licenciamento (SULAM), Alisson Santos Neves, fica mais fácil identificar quais são os entraves e potenciais obstáculos que se tem no processo de regularização. “O Workshop nos viabilizará uma proximidade com a comunidade e, assim, conseguiremos estudar melhorar para encontrar os caminhos e soluções. Apenas conhecendo os problemas e até mesmo buscando melhorar os procedimentos é que a gente consegue chegar na solução e garantir uma segurança jurídica da moradia da comunidade”, concluiu.

 

Mais informações sobre o 2° Workshop de Regularização e 1° de Urbanização

 

No dia 27/05 (segunda), será realizado o 2º Workshop de Regularização, voltado para os condomínios que estão em processo de regularização, áreas públicas e particulares. A proposta é aprimorar o nível de informação dos síndicos e comissões de regularização da região, estreitar laços institucionais com os atuais servidores técnicos responsáveis pelos processos de regularização junto ao GDF, debater alternativas e propor soluções que aumentem a celeridade nos processos de regularização.

 

Já no segundo dia, 28/05 (terça), acontecerá o 1º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, oportunidade para a comunidade do bairro analisar e catalogar as prioridades de urbanização do bairro, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade, ações ambientais e de sustentabilidade. Também será possível debater a conjuntura de novos setores habitacionais e áreas propostas para o Jardim Botânico e regiões vizinhas, analisando os impactos urbanos e sociais. Outro importante objetivo deste dia é o debate e encaminhamento do planejamento comunitário para o Plano Plurianual do Jardim Botânico – PPA 2019 – 2023, catalogando e priorizando as demandas comunitárias da RA-XXVII.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros