15 de outubro

GDF - Administrações Regionais
1/10/21 às 16h46 - Atualizado em 1/10/21 às 16h46

Conselho de Segurança do Tororó realiza fórum de debate virtual para discutir estratégias de proteção na Região

COMPARTILHAR

O Conselho Comunitário de Segurança do Tororó (Conseg-Tororó) realizou fórum de debate, na noite desta quinta-feira (30/9), por meio da plataforma de videoconferências Google Meet, com a participação de moradores e representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Administração Regional do Jardim Botânico (RA XXVII), Polícia Militar (PMDF), Conselho de Segurança do Park Way e Instituto Brasília Ambiental.

De maneira geral, a reunião abordou aspectos de segurança comunitária. Mais do que isso, levantou-se o debate a respeito da segurança ambiental na região. Também se falou sobre o papel dos conselhos de segurança nas comunidades, a importância da comunidade no enfrentamento da grilagem de terras, a segurança das áreas rurais e questões ligadas à duplicação da DF-140.

O ouvidor da Administração Regional do Jardim Botânico, Carlos Viana, participou da reunião, representando o administrador Janio Rodrigues. Na ocasião, o ouvidor tomou nota de reivindicações e destacou a importância do registro das demandas da comunidade através dos canais da ouvidoria. “É muito importante que os moradores registrem suas solicitações através do site da Ouvidoria-Geral do GDF (www.ouv.df.gov.br) ou pelo telefone 162”, ressaltou.

A respeito do policiamento ostensivo e preventivo na Região, O major Rafael Branquinho da Cunha, subcomandante do Batalhão Rural da PMDF e gerente do Programa Guardião Rural da PMDF, abordou questões técnicas sobre criminologia e a respeito das estratégias de prevenção criminal nas propriedades rurais do Tororó.

Os Consegs têm caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a área de segurança pública. Também auxiliam os órgãos de segurança no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros