30 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/05/23 às 17h45 - Atualizado em 25/05/23 às 17h45

Prazo de inscrições para o Conselho de Direitos da Mulher é prorrogado

COMPARTILHAR

Representantes da sociedade civil têm a oportunidade de se candidatar a 12 vagas até o dia 28 de maio. As inscrições para a seleção de Entidades da Sociedade Civil foram prorrogadas para o biênio 2023-2024 no Conselho dos Direitos da Mulher do DF (CDM-DF). Essa iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher (SMDF) com o objetivo de promover a participação da diversidade feminina no Conselho e fortalecer ações políticas voltadas para a igualdade de gênero e representação das mulheres.

As inscrições para integrar o CDM-DF foram prorrogadas. Agora, representantes de organizações da sociedade civil do Distrito Federal têm a oportunidade de se candidatar. Para participar, as organizações devem apresentar estatutos, documentos de instituição, carta de princípios ou declarações comprovando sua existência e atuação na mobilização, organização, promoção, defesa e/ou garantia dos direitos das mulheres.

É importante ressaltar que as organizações da sociedade civil devem abranger diversas expressões do movimento social, atuando na promoção, prevenção, reparação e defesa dos direitos das mulheres, com reconhecimento de atuação no âmbito estadual.

Como participar

O processo seletivo é composto por três etapas.

1- Inscrição: de 25/4 até 28/5

Os documentos deverão ser anexados à ficha de inscrição, em formato PDF, via link disponibilizado no site da Secretaria da Mulher, na aba Conselhos / Eleições.

FICHA DE INSCRIÇÃO 

DOCUMENTOS

2 – Habilitação:

A Comissão Eleitoral, após análise dos documentos comprobatórios e do relatório de atividades, habilitar ou inabilitar as entidades da sociedade civil.

3 – Seleção: A eleição online está marcada para o dia 27 de junho. Poderão votar e ser votadas, por meio de uma delegada indicada, as organizações da sociedade civil do Distrito Federal consideradas habilitadas.

Confira o Edital – Eleição CDM-DF
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 02 2023 RETIFICAÇÃO

Por dentro do Conselho

O CDM é um órgão consultivo e deliberativo, que tem a finalidade de formular e propor diretrizes ao governo do DF no combate à violência e à discriminação contra a mulher; de elaborar ações que incentivem a organização e a mobilização feminina; além da realizar estudos, pesquisas e debates de temas relacionados às questões de gênero.

Também compete ao órgão, a cooperação com órgãos governamentais no desenvolvimento de programas voltados para as mulheres, garantindo a elas direitos, entre outros, saúde, educação, trabalho, como prevê o regimento interno do CDM.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes